Buffet de outono: como dar uma festa sazonal

Buffet Outono

Se estiver a planear uma festa informal de outono com os seus amigos e crianças, um bufete é uma ótima maneira de criar uma atmosfera relaxada e divertida, sem a formalidade de uma refeição complicada. Usar ingredientes sazonais e esquemas em cores da época realmente trará vida ao seu buffet. Aqui estão as nossas dicas.

ESQUEMA DE CORES

O outono está cheio de cores profundas, escuras, contrastantes, e pode trazer facilmente estes tons para a sua mesa de buffet. Use vermelhos escuros, marrons, verdes e púrpuras para os marcadores: estes contrastarão bem com os pratos brancos brilhantes e artigos de vidro.

As folhas outonais decorativas conjugadas com outros elementos da época podem compor um bonito centro de mesa e ajudarão a fazer a sua mesa de bufete brilhar.


Usando uma abóbora oca como base do seu centro de mesa é uma boa opção, ou, alternativamente, pode adquirir um pacote de abóboras em miniatura e fazer um arranjo decorativo com velas e acessórios do seu jardim (ou do parque local) como pinhas, e pequenos galhos, para um centro de mesa muito de acordo com a estação. Peça às suas crianças ajuda para reunir os 'ingredientes' do centro de mesa, que até podem ajudar com a sua criatividade.

APRESENTAÇÃO

Cheese Board

Uma apresentação atrativa das refeições é tão importante como escolher um esquema de cor, e pode tornar o seu buffet extra elegante, por aproveitar ao máximo os elementos do campo, tema ideal para a estação.

Usar travessas de ardósia ou plástico com efeito de madeira (em vez de travessas de serviço convencionais) para servir o queijo e o presunto ou canapés é um modo fácil de conseguir este estilo.

A REFEIÇÃO

Chips And Dip

No que respeita à comida, continue com o tema rústico e opte por petiscos. As crianças tendem a ser muito seletivas na hora de comer legumes, mas com certeza amarão que os apresente como se fossem batatas fritas. Pode fazê-lo cortando rusticamente a batata doce ou a cherovia, dependendo da sua preferência. Tempere com azeite e ervas, antes de colocar no forno e sirva uma porção de crème fraiche ou ketchup para agradar aos mais novos.

ENTRETENIMENTO

O outono é o momento de celebrar o Halloween. Se vai organizar o bufete no final de outubro, porque não aproveitar o espírito da época e organizar um workshop para decorar abóboras?

Para evitar que a sua mesa se torne num desastre, retire você o conteúdo das abóboras, talvez queira mais tarde utilizar a mesma na sua refeição. Coloque as crianças aos pares (ou em três dependendo de quantos são) e incentive-os a ser criativos com os seus projectos. No final dê um prémio à melhor abóbora.

 


O workshop não precisa de ser sobre o dia das bruxas. As crianças podem criar os rostos dos seus desenhos favoritos ou até mesmo criar os seus próprios personagens. Para realizar estes projetos as crianças vão precisar de um kit de ferramentas básicas:

 

          • Um cortador de linóleo
          • Goiva de madeira
          • Serra em miniatura
          • Colher para gelados