Dicas para Empratar

Bruchetta on a clean white plate

Uma das maiores alegrias do Verão é poder servir saladas frescas e vegetais vibrantes numa noite quente depois de um dia solarengo.

Quando decide dar um jantar em sua casa, seja na sua sala ou mesmo no jardim, há algumas maneiras de fazer os seus cozinhados brilharem!

Preparámos para si um guia simples para tornar a apresentação dos seus pratos tão fantástica quanto eles são realmente!

Sirva comida colorida e de Verão - a apresentação dos pratos começa na escolha das receitas que vai servir. Por isso escolha pratos que apresentem cores vivas, texturas interessantes e ingredientes sazonais. Vermelhos, amarelos e verdes vibrantes são boas escolhas de cores para os seus pratos.
Use cores complementares. Cada uma das cores primárias: vermelho, amarelo e azul funcionam melhor com a cor secundária produzida misturando as outras duas, isto é:

  • O vermelho fica óptimo com a mistura do azul com o amarelo: o verde
  • O amarelo destaca-se com a junção do vermelho com o azul: o violeta
  • O azul vai brilhar quando ligado à mistura do vermelho com o amarelo: o laranja.

O vermelho com o verde é a mais fácil combinação de cores que pode experimentar: sirva por exemplo tomate, mozarella e salada de abacate ou mesmo kiwi com uma guarnição de menta para a sobremesa.

Berry dessert in a Martini glass

Para a combinação amarelo com violeta, porque não servir um queijo rico com figos ou uma salada de couve roxa e milho doce? Alternativamente, escolha um doce: um pudim de pão e manteiga com compota de framboesa ou groselhas é uma forma deliciosa de compor esta mistura.

Escolha a loiça correcta – Demasiados detalhes ou pratos muito cheios podem distrair os seus convidados do cozinhado em si, como tal, faça da sua comida a estrela com pratos brancos e simples.

 

Tomato, mozzarella, avocado fan on a rectangle plateSobreponha os ingredientes - Pode construir formas fortes e geométricas colocando os ingredientes em camadas, como a imagem que lhe mostramos acima. É muito elegante e premium.

Lembre-se, o prato é a sua tela: evite que a comida saia para fora do prato mas não deixe demasiado espaço em branco!

Crie altura no prato – ter várias alturas no prato vai torná-lo visualmente interessante: pode fazê-lo simplesmente empilhando os ingredientes ou usando guarnições decorativas. Adicionando esta tridimensionalidade à comida, ela torna-a mais viva!

Stacked tomato, mozzarella and avocado on a square plate

Ingredientes ímpares – Agrupar os ingredientes 3 a 3 ou 5 a 5 é muito mais apelativo ao olhar do que os juntar 2 a 2 ou 4 a 4. Este é um dos truques mais simples e ao mesmo tempo mais eficazes no que toca ao empratamento.

Jogue com as linhas – linhas paralelas vão sempre captar o olhar e criar um ponto de foco e esta técnica funciona muito bem em pratos quadrados.

Guarnição e Decoração – pode optar por algo simples como salsa cortada num estufado, ervas numa salada ou até chocolate ralado numa sobremesa. Pode ainda, se preferir, usar os dedos para salpicar molhos, sejam salgados ou doces.

Chicken on a square plate with diagonal lines