Planear uma festa

Dinner party toast

Seja uma reunião íntima com amigos ou um encontro com toda a família, o sucesso de um jantar é o planeamento. Assegure-se que tem tudo muito bem preparado e organizado com a devida antecipação para que o dia do evento seja mais calmo e com menos stress, para que possa aproveitá-lo de uma forma relaxada. A pensar nisto, preparámos uma checklist para a ajudar na preparação de eventos sem qualquer percalço.

Verifique restrições alimentares – Verifique se existe algum convidado que tenha restrições alimentares ou preferências antes de planear o menu. Dessa forma, pode evitar situações de pânico desnecessário na preparação de última hora de um prato vegetariano ou de uma alternativa para quem possa ser alérgico a algum ingrediente.

Escolha um tema – Procure coerência no menu que escolher. Servir pratos demasiado complexos de diferentes partes do mundo poderá confundir o paladar dos seus convidados.

Não complique! – Não vale a pena cozinhar 3 pratos quentes se não puder aproveitar o tempo com os seus convidados. Se optar por preparar 3 pratos, foque a sua energia em apenas 1 deles e escolha receitas simples para a entrada e a sobremesa. Complemente com uma boa apresentação e até os pratos mais simples poderão criar uma excelente impressão! Os seus convidados não só vão apreciar a sua comida fantástica como também o prazer da sua companhia.

Antecipe – Torne os seus cozinhados mais simples preparando-os antecipadamente. Os molhos e as sobremesas frias podem ser preparadas um dia antes do jantar, os vegetais podem ser descascados previamente desde que bem conservados. Nos ingredientes que tenham tendência a oxidar pode optar por os borrifar com sumo de limão ou conservá-los imergidos em água fria para se manterem frescos.

Two people chopping vegetables

Planeie o tempo – verifique o que tem de ser feito e quando e tente cumprir, de forma ligeira, com os horários de cada tarefa. Desta maneira, evitará acumular tudo o que tem de preparar e não se esquecerá dos pormenores importantes.

Faça uma experiência com a sua família – quanto mais nos sentirmos familiarizados com o processo, mais confiantes estaremos no dia do evento! Esta dica é especialmente útil quando quiser cozinhar algo mais complexo que nunca tenha feito antes.

Encomende com antecedência – Se tiver opotunidade de encomendar os ingredientes, evite por exemplo chegar ao talho e, ao contrário de todos os dias,haver aquela peça de lombo que tanto queria para servir no seu jantar.

Loiça suficiente – verifique se tem loiça suficiente para tudo o que planeia servir e para todos os seus convidados. Certifique-se que tudo está limpo e brilhante quando preparar a mesa.