Um Copo para cada Cerveja

Um Copo Para Cada Cerveja

Muitas mais pessoas já começam a apreciar a variedade de sabores e de sensações que podem provir de uma boa cerveja. Assim como com o vinho, qualquer conhecedor de cerveja irá dizer-lhe que o tipo de copo em que a cerveja é servida não pode ser alterado, para que a bebida possa ser apreciada por completo. Iremos dar uma olhadela em alguns destes diferentes copos, que cervejas devem ser servidas neles, e como podem afetar a experiência de beber a cerveja.

Pint/Nonick

Este é o tipo de copo mais utilizado em bares e em pubs na europa, o comum "copo pint". A forma cónica tem lados direitos que vêm da base e é muitas vezes chamado de copo misturador de cocktails pois pode ser usado como metade de um misturador de cocktails. O copo nonick é muito semelhante, mas cria uma protuberância perto do topo, o que o torna mais fácil de agarrar e ajuda à formação de espuma no topo da cerveja, para lhe dar uma boa aparência; por esta razão, o copo nonick é perfeito para cervejas pretas e mais cremosas. Estes copos foram concebidos para serem fortes, fáceis de limpar e baratos para serem substituídos, mas não para acentuar algum traço ou sabor em particular, por isso são os melhores para cervejas mais simples e menos exóticas, como as pale ales, as amber ales e as lagers.

Tulipa

Este é um tipo de copo que tem uma curva acentuada para dentro, perto do topo, assim como um pé para o apoiar. A forma do copo serve para manter o aroma da cerveja de forma a ajudar a libertar os sabores mais complexos, e o pé previne que as mãos aqueçam a cerveja enquanto esta é bebida. O copo tulipa é muito bom para cervejas mais complexas, como as cervejas em garrafa saison, assim como cervejas mais gasosas, pois a efervescência permanece inalterável na curva do copo.

Conhaque/Snifter

Este copo é muito semelhante ao copo tulipa, mas com um perfil mais baixo e mais largo, assim como um volume mais reduzido. Foi concebido para ser agarrado, permitindo que as suas mãos aqueçam o copo e a cerveja, libertando algumas das notas mais complexas. Pode também agitar a cerveja para ativar alguns dos sabores lá presos. Os copos de conhaque são perfeitos para cervejas mais alcoólicas, pois o seu volume mais baixo significa que o consumo de álcool é controlado, permitindo-lhe desfrutar da cerveja durante mais tempo, por isso é recomendado para cervejas acima de 8% vol., como a Tripel belga, a Imperial Stout ou a Lambic.

Caneca

Estas grandes canecas são para que leve o seu tempo, e agarre num grande volume de cerveja. A pega previne que a sua temperatura corporal afete a temperatura da cerveja, e as suas paredes fortes significam que a bebida se mantém na temperatura certa durante mais tempo. Esta forma significa menos visitas ao bar, mas também mais oportunidades para exagerar, por isso são melhores para cervejas menos alcoólicas como cervejas frutadas, Pilsners, cervejas brancas e bitters.

Qualquer que seja a cerveja que preferir, escolha o copo certo para cada, pois todos podem ser lavados com facilidade. Basta colocá-los na gaveta de cima, com o topo para baixo, e certifique-se que não tocam uns nos outros, pois o processo de lavagem pode por vezes derrubá-los. Para copos com pé, esta gaveta pode ser baixada de forma a garantir que cabem, para que fiquem protegidos. Finish Quantum Max Brilho & Proteção ajuda a garantir que ficam limpos, brilhantes e protegidos. Por isso, tudo o que precisa fazer é sentar-se e desfrutar da cerveja do seu gosto - no copo certo, claro.