Guia para Limpeza de Copos

Guia Para Limpeza De Copos

O homem faz vidro há 3.500 anos, tendo os primeiros vestígios sido descobertos no Egipto por volta de 1.350 a.C.. Manchas e vidros turvos nunca foram um grande problema para os egípcios já que os Romanos é que foram os pioneiros na criação de vidro transparente – para que a cor do seu vinho pudesse ser exibida.

Se os Romanos conseguiam ter copos bonitos e transparentes para neles beber, então não existe razão para que não o consiga também. O que seria realmente fantástico era se alguém conseguisse juntar um guia infalível sobre como cuidar dos seus vidros e cristais durante todo o seu percurso de vida para que parecessem sempre novos.

Felizmente, foi exatamente isso que fizemos.

Utilização

Começaremos pela utilização dos seus copos. Não é necessária grande ajuda aqui já que apenas é preciso lembrar que a estrutura irregular do vidro é o que o torna límpido mas também o que o torna extremamente susceptível a um fenómeno chamado “choque térmico”. Isto pode parecer saído de um mau filme de ação mas é o termo utilizado quando o vidro altera a sua temperatura demasiado rápido e se tenta expandir ou contrair de forma irregular, provocando a quebra. Por isso, lembre-se de não utilizar os seus copos para líquidos muito quentes ou a ferver, excepto se expressamente indicado pelo fabricante dos mesmos.

Lavagem

Quando põe os seus copos na máquina de lavar a loiça, coloque-os na prateleira de cima longe dos pratos. Para conseguir colocar copos mais altos, ou copos que tenham pé, talvez tenha de baixar a prateleira da máquina para arranjar espaço. É importante garantir que os copos não estão tocar uns nos outros para evitar que se quebrem ao baterem.

Para melhores resultados na fase de lavagem, utilize Finish Quantum Max e Finish Abrilhantador. Evitará o aparecimento de manchas de água nos seus copos assim como prevenirá a lavagem extra e enxaguamento após a conclusão do ciclo de lavagem da loiça ter terminado.

Arrumação

No que diz respeito à arrumação dos copos existem duas formas: de borda para cima ou borda para baixo. Copos colocados com a borda para baixo ajudam a evitar o pó e o depósito de sujidade no vidro; mas ter os copos arrumados assentes no seu pé significa que a parte por onde vai beber não fica contaminada pelo fundo do armário e que os copos correm menos riscos de ficarem lascados. O que lhe recomendamos é que utilize um pano fino e limpo para colocar no fundo do armário antes de lá arrumar os copos colocados com o pé para cima. Isto prevenirá qualquer sujidade ou dano de ocorrer na borda do copo assim como não deixará espaço para a sujidade e o pó assentarem. Pode necessitar de mais espaço mas evite empilhar copos se puder já que pode dar azo ao aparecimento de lascas, riscos ou mesmo vácuo, evitando terem de ser puxados.

E aqui ficam alguns conselhos simples a não esquecer quando tratar dos seus copos, de forma a garantir que continuarão com uma aparência ótima, como os de um imperador.