Copos de Whisky

Copos Whisky

‘Uisge beatha’ - a água da vida, como o whisky foi conhecido outrora, tem vindo a ser destilado há cerca de mil anos, e continua a ser tão popular como sempre. O whisky está sempre relacionado com a Escócia, que dá o seu nome ao whisky escocês, mas a Irlanda também tem a sua importância, existindo agora destilarias por todo o mundo, produzindo as suas variações locais. Surpreendentemente, em todo este tempo foram criados muito poucos copos especificamente para esta bebida. Vamos dar uma olhadela sobre os copos mais comuns utilizados para beber whisky.

Copo de Shot

No que toca ao whisky, o copo de shot é mais usado para beber moonshine ou bourbon, antes de ser atirado para dentro de um saloon, num típico western. Os copos de shot foram concebidos com um propósito único, e não dão nenhuma oportunidade de saborear notas ou sabores mais complexos na bebida. Ótimos para uma festa, mas talvez não os melhores para o seu single malt velho.

Copo Rocks

O copo lowball, ou old fashioned, é o mais associado com o whisky. O tamanho e o formato do copo permite a quantidade perfeita de bebida para ser servida com gelo, que terá bastante espaço para se poder mexer dentro da bebida, para que esta atinja a temperatura indicada. O perfil baixo do copo significa também que há menos probabilidades de ser derrubado ou derramado, o que é sempre bom!

Copo Snifter

O formato largo do copo significa que existe uma grande superfície da bebida que está exposta ao ar, permitindo que os componentes da bebida reajam e amadureçam enquanto o whisky é bebido. Os lados curvos servem também para prender os aromas lá dentro enquanto a bebida evapora. Este tipo de copo é perfeito para quem prefere apreciar o whisky enquanto este aquece, ao invés de beber com gelo. Se agarrar pelo pé, o calor libertado aumenta a temperatura da bebida, e incentiva à libertação de sabores mais complexos.

Copo para Whisky Glencairn

Este é um dos poucos copos que foi concebido especificamente para whisky, e é baseado no modelo dos tradicionais "copitas" - copo de xerez, que são usados em destilarias para saborear e para testar o whisky. O formato do copo foi aprovado pelos mestres de cinco das maiores empresas de whisky na Escócia. Semelhante a um copo snifter, mas com uma base mais larga e sem pé, o que faz com que o copo necessite de mais contato com a mão, permitindo que a temperatura mude enquanto se bebe; e um rebordo mais pequeno, para prender todos os aromas libertados, de forma a garantir uma poderosa experiência de bebida.

Lavar os seus copos de whisky

Como com tudo na vida, desfrutar de um copo de whisky significa lavar. Uma máquina de lavar loiça torna esta tarefa fácil, mas lavagens constantes ao longo do tempo podem fazer com os copos fiquem turvos. Nós em Finish desenvolvemos Finish Quantum Brilho & Proteção, uma fórmula especial concebida para proteger os seus copos dos processos que os podem tornar turvos. Assim pode desfrutar da sua água da vida sempre que lhe apetecer, sem ter que se preocupar que isto afete os seus copos de shot, lowballs, e snifters.