A loiça certa: Um Guia de Copos e Bebidas

A Loica Certa

É um mito comum que é melhor lavar os copos à mão. Muitas pessoas creditam que a máquina de lavar louça torna os copos baços ou pode partir copos de vinho na lavagem. Isto é uma ressaca (trocadilho intencional) de uma época em que as máquinas de lavar louça não eram tão sofisticadas como se tornaram nos últimos anos, e antes de produtos como Finish Protector serem introduzidos para evitar a corrosão do vidro. Uma vez que todos os vidros são diferentes eles não podem ser lavados todos da mesma forma. As diferentes formas, tamanhos e espessuras precisam ser refletidas na abordagem que se utiliza, como por exemplo a posição e a ordem que vão ajudar a garantir a sua segurança e evitar que se partam.

O nosso guia simples investiga a razão pela qual há tanta variação em alguns desses copos, bem como fornece algumas dicas sobre como garantir que eles podem ser lavados com segurança e eficácia.

Copos de Vinho

Existem dois tipos de copo de vinho: copos de vinho branco e copos de vinho tinto. Copos de vinho tinto são copos grandes e redondos e com um pé curto. Por outro lado, copos de vinho branco são mais longos e estreitos. Isto porque um vinho tinto requer mais espaço para circular e reage com o ar, suavizando aromas complexos, e vinho branco requer um vidro que inibe a oxidação, para conservar as subtis nuances dos aromas.

Tal como acontece com todos os copos é importante carregar os copos de vinho na prateleira de cima, longe de todos os outros pratos. Para acomodar os copos de vinho branco, pode ser necessário diminuir a prateleira para criar espaço para o pé do copo, um recurso disponível em muitas máquinas de lavar louça mais modernas. Também é importante garantir que eles não estão a tocar uns nos outros, pois isso pode levá-los a partir.

Copos de Martini

Os copos de Martini surgiram no início do século 20, como uma evolução do copo de cocktail. Foram desenhados, tal como os copos de vinho, para controlar a oxidação. A forma cónica e perfil obtuso da taça dá o máximo de exposição ao ar, e isso permite que os aromas se abram e seja mais fácil a sua diferenciação.

Os copos de Martini ou copos de cocktail precisam de ser lavados com cuidado, uma vez que têm um pé ainda mais longo e mais delicado do que os copos de vinho. Assim, deve diminuir a prateleira de cima para criar mais espaço. É também muito importante ter a certeza que estão afastados o suficiente uns dos outros para garantir que se podem mover sem se tocarem.

Copos de Brandy

O pé curto do copo de conhaque combinado com uma grande área de superfície significa que o álcool contido no interior começa a evaporar mais rapidamente e isso combinado com os lados curvos significa que a taça se enche de aroma do conhaque, o que lhe permite obter o sucesso total de sabor.

Devido ao seu design, eles podem ser lavados como os copos de vinho tinto. Não há necessidade de baixar a prateleira de cima, mas como o seu baixo centro de gravidade os torna vulneráveis não se esqueça de lhes dar espaço suficiente para evitar que batam noutros copos na máquina de lavar louça.

Copo de Cristal

Quando se trata de copos de cristal, é melhor verificar com os fabricantes as especificações. Diferentes fabricantes recomendam diferentes especificações de lavar louça para os seus copos. Alguns podem especificar que os copos são muito finos para uma máquina de lavar louça, enquanto outros dizem que é seguro lavar num ciclo que mantém a temperatura abaixo de 150 graus. É importante quando lavar cristal que utilize um detergente suave, e é por isso que Dartington Cristal e Villeroy & Boch recomendam Finish para a máquina de lavar louça.

Agora que você sabe os diferentes tipos de vidro, é hora de convidar a família e amigos para testá-los. Apenas se deve certificar que vai utilizar estes copos da forma mais correta e com responsabilidade. Cheers!