Pratos Emblemáticos: Utensílios de Cozinha por todo o Mundo

Utensilios Cozinha Por Todo Mundo

Uma das coisas que torna as viagens tão fantásticas é a oportunidade de experimentar a cozinha do local que esteja a visitar. Cada país tem as suas próprias iguarias que oferecem experiências de sabor verdadeiramente únicas, e estas sensações ficam sempre envolvidas nas suas memórias da viagem. Devido a isto, é natural que queira imitar estes pratos no conforto da sua casa, mas por vezes estes requerem utensílios específicos, longe daquilo que estamos habituados, e daquilo que está habituado a lavar. Iremos dar uma olhada em alguns destes utensílios emblemáticos - alguns até pode reconhecer, e alguns pode nem sequer ter ouvido falar - e de onde são, para que são usados, e como podem ser limpos!

Panela Wok

Wok é um tipo de panela originário da China, apesar de agora ser muito comum por todo o mundo. A sua característica mais distintiva é a sua forma, pois tem um fundo arredondado. A panela wok pode ser usada para diversos tipos de cozinhados, mas é mais conhecida por ser usada para fritar, pois os seus lados arredondados facilitam a movimentação dos alimentos, de forma a garantir um cozinhado mais uniforme. As panelas wok de ferro tinham que ser limpas com uma escova especial feita de bamboo, mas a maioria das panelas wok em casas fora da China são feitas de aço inoxidável ou de alumínio. Estas podem ser colocadas na máquina de lavar loiça, na gaveta de baixo. Como são relativamente grandes, é importante que se certifique que não bloqueiam nenhum dos braços de jatos giratórios!

Caçarola

Caçarola é normalmente utilizado como o nome da comida, mas é de facto o nome da peça, na qual é cozinhado o prato com este nome. Pode ficar surpreendido em saber que a caçarola é uma invenção relativamente moderna. Apesar de ter as suas raízes no final do século XIX, a caçarola como a conhecemos hoje - um prato para toda a família - só se tornou emblemática no século XX, na sua maioria devido aos EUA. Materiais recentemente introduzidos, como metais leves e vidro de dilatação térmica reduzida significaram que esta forma de cozinhar estava acessível a praticamente toda a gente. Devido à maneira como são usadas, as caçarolas normalmente acabam por ficar com comida ressequida, mas isto não deve ser um problema para a sua máquina de lavar loiça se usar Finish Brilho & Proteção que funciona como uma pré-lavagem.

Tagine

Tagine é outra iguaria que retirou o nome do prato em que é servido, e os dois são normalmente baralhados. Estas são panelas feitas inteiramente de barro natural, e consistem em duas partes: um prato com a base lisa e com os lados baixos, e uma tampa alta em forma de cone que fica em cima da base enquanto cozinha. O formato da tampa foi concebido para que os líquidos evaporados regressem todos à base. Apesar de estas serem originalmente feitas para serem cozinhadas em carvão, podem ser também usadas em fogões tradicionais, ou até em placas. Apesar do seu aspeto esquisito, se a tagine for vitrificada então pode ir à máquina de lavar loiça, contudo é sempre melhor falar primeiro com o fabricante (da tagine).

Caçarola para Fondue

Nem toda a gente conhece este utensílio, contudo a maioria já ouviu falar daquilo que lá é cozinhado: fondue. Apesar de ser visto como um retorno um pouco estranho dos anos 70, o fondue está a ter uma espécie de ressurgimento de popularidade recentemente. Este prato é reclamado pela França e pela Itália, mas normalmente é mais associado à Suíça, onde está associado como um luxo pós-ski. A caçarola em si é uma panela de cerâmica, como uma base espessa pois foi concebida para estar em lume constante, mas sem deixar o queijo queimar. Apesar disso, o mais provável é mesmo assim haver uma maravilhosa camada de queijo agarrada ao fundo, por isso certifique-se que a retira e a partilha antes de colocar a caçarola na máquina de lavar loiça.

Tome especial atenção com as etiquetas que vêm em produtos específicos, mas continue nas suas viagens culinárias com o conhecimento seguro que com Finish, a máquina de lavar loiça não terá um desafio maior do que teria com a loiça comum.

Cada prato. Cada vez.

Ame a sua máquina. Dê-lhe Finish.