Porque a Comida se Agarra

Porque A Comida Se Agarra

Está a fazer o pequeno-almoço.

Escolheu uns belos ovos frescos, e bateu-os na perfeição com um pouco de leite, a quantidade perfeita de sal e de pimenta, e claro o seu próprio ingrediente secreto. Depois respira fundo, deita-os na frigideira, que aqueceu para uns precisos 65oC[1]. Depois olha com muita atenção, agitando o líquido na frigideira, enquanto a parte branca começa a assentar na mistura amarela.

O telefone toca.

Uma vez. Você vira-se para a fonte do ruído. Duas vezes. Começa a pensar quem será, mas decide que os ovos são mais importantes. Vira-se para o fogão, mas é tarde demais; aquele segundo de distração levou a que os ovos se fundissem inseparavelmente com a frigideira. O pequeno-almoço está estragado.

O que faz a Comida Ficar Agarrada?

Quando os seus ovos, ou outros alimentos, se agarram à frigideira, o que está a ver na realidade é uma reação química complexa. As proteínas da comida reagem ao metal da frigideira para criar laços fortes, que agarra a sua refeição às fissuras microscópicas na superfície do metal. Este não é exatamente um efeito secundário da comida estar muito quente, de facto é o oposto. Assim que a comida aquece até uma temperatura adequada irá começar a reagir a outras coisas para além do metal, o que significa que não irá agarrar.

Quando usa uma gordura, como o azeite, na frigideira enquanto cozinha, o líquido enche estas fissuras microscópicas no metal, e enquanto o óleo aquece, reage ao metal, por isso quando adiciona a comida à frigideira, muito poucos átomos do metal estão disponíveis para reagir à comida, e permitir que esta agarre.

Que Tipos de Comida ficam Agarrados?

Como são as proteínas que são as mais eficientes a criarem estes laços com o metal, são alimentos ricos em proteínas que são os piores culpados de ficarem agarrados à frigideira[2]. Todos os alimentos têm o potencial de ficarem agarrados se não forem devidamente vigiados, ou se forem introduzidos numa frigideira muito quente enquanto estão frios, mas são aqueles com um alto teor de proteínas, como os ovos, o queijo, o peixe, e a carne, que deverá ter mais atenção.

O que Pode Fazer?

Se a sua comida ficar mesmo agarrada à superfície, não é preciso preocupar-se com a dificuldade que terá para limpar a frigideira, e não há necessidade de a pôr de molho. A Powerball nas pastilhas Finish Quantum Max e All in One Max funciona como pré-lavagem, desfazendo essas proteínas complexas e os laços que elas formaram com o metal, para ajudar a remover comida queimada ou ressequida, dando-lhe excelentes resultados na primeira lavagem.

Ame a sua máquina. Dê-lhe Finish.