O que Significa que pode ir à Máquina de Lavar Loiça?

O Que Significa Pode Ir A Maquina Lavar Loica

Pode ir à máquina de lavar loiça é uma expressão que provavelmente reconhece, e que já deve ter reparado no fundo de alguns copos ou pratos. Contudo, pode não saber ao certo o que isto significa, e com razão: pois não é algo que seja comum em toda a loiça! Cada empresa que produza utensílios de cozinha tem o seu próprio processo e padrões que determinam o que pode ir à máquina de lavar loiça, com base nos seus próprio métodos e materiais.

O que significa

Pode ir à máquina de lavar loiça significa essencialmente que o objeto teve um tratamento especial na sua produção, que garante que as prolongadas temperaturas elevadas da máquina de lavar loiça, e os detergentes altamente eficazes, não danificam os objetos. Isto funciona nos dois sentidos, pois se tentar lavar um objeto de termoplástico (um plástico com um baixo ponto de fusão) pode causar estragos sérios à sua máquina de lavar loiça.

Como os fabricantes fazem com que os objetos possam ir à máquina de lavar loiça

Para diferente objetos de diferente materiais, existem técnicas diferentes que são utilizadas para que o produto possa ir à máquina de lavar loiça.

Vidro

A maioria do vidro é "recozido" o que significa que quando é fabricado, é arrefecido lentamente para regular quaisquer irregularidades na sua estrutura, para que fique mais resistente a mudanças de temperatura. O vidro pode também ser "temperado", que utiliza um processo térmico ou químico para o tornar mais duro e mais forte. A loiça de cozinha normalmente passa por um processo diferente que faz dele "vidro reforçado", ficando como o dobro da resistência do vidro recozido, apesar de algumas peças terem sido completamente temperadas, o que as torna quatro a cinco vezes mais fortes do que o vidro recozido[1], tornando-as capazes de ir ao micro-ondas.

Cerâmica

A cerâmica pode ir à máquina de lavar loiça através de um processo semelhante ao do vidro, ao arrefecer lentamente, o que permite que o material assente com o mínimo de imperfeições possível. Existem diversas diferenças entre os dois, principalmente nos materiais que são usados para os criar, mas no que toca a poderem ir à máquina de lavar loiça, a cerâmica é vitrificada de forma a proteger a superfície - o tipo de vitrificação pode afetar muito a força e a durabilidade de um objeto.

Plástico

O plástico normalmente não é "tratado" para que possa ir à máquina de lavar loiça, depende mais do tipo de plástico de que o objeto é feito para determinar se pode ou não ir à máquina de lavar loiça. Se o plástico tiver um ponto de fusão muito baixo, então as altas temperaturas da máquina de lavar loiça podem derretê-lo, enquanto outros tipos de plástico podem ficar quebradiços e partir.

Como pode saber se uma peça pode ir à máquina de lavar loiça

Por não existir um padrão relativamente ao que pode ir à máquina de lavar loiça, os diferentes fabricantes de loiça de cozinha podem usar um símbolo diferente para demonstrar que pode ir à máquina de lavar loiça. Este normalmente parece-se com um prato ou um copo com gotas de água por cima, podendo por vezes dizer que pode ir á máquina de lavar loiça.