Manter as Facas Afiadas

Manter Facas Afiadas

As facas são uma das peças mais versáteis do material da cozinha, permitindo que corte tudo com facilidade durante as tarefas da cozinha. Desde separar vegetais, a cortar carne, as facas são uma ferramenta importante, e é uma excelente ideia investir nas melhores. Contudo, com o passar do tempo as facas podem perder o corte, especialmente se não as limpar devidamente, ou as afiar regularmente.

Uso das Facas

Se utilizar as suas facas diariamente, irá saber o quão importantes são para cozinhar. Quase todos os pratos (exceto sopas) necessitam de uma faca em qualquer altura.

Algumas dicas enquanto cozinha:

  1. Raspar uma faca afiada na superfície de uma tábua de cortar irá tirar o corte à faca muito rapidamente. Pode usar a parte de trás da faca para retirar a comida da tábua de forma a prevenir que a faca perca o corte.
  2. Se estiver a cozinhar com alguém, se pedirem uma faca, passe-a pelo cabo. Desta forma, não haverá risco de se cortarem.
  3. Ao usar uma tábua, tente utilizar somente tábuas de madeira ou de plástico. O desgaste das facas ocorre devido ao contato com a tábua, e as tábuas de cortar de vidro ou de cerâmica desgastam ainda mais as facas.

Para guardar facas, experimente adquirir um suporte magnético para a parede. Desta forma, as suas facas estão sempre à disposição, e potencialmente fora do alcance das crianças, e provavelmente não perderão o corte ao estarem na gaveta e ao embaterem contra outras superfícies.

Afiar Facas

Existem duas coisas que pode fazer para manter as suas facas perfeitas, e afiadas. Há uma ligeira diferença entre as duas, pois aprimorar uma faca significa que estará a corrigir pequenas imperfeições na lâmina. Para isto, irá necessitar de um afiador de facas, e pode fazê-lo em casa. Afiar é a ação de tornar uma faca sem corte afiada de novo, e isto necessita ser feito por um profissional. Muito talhantes fazem este serviço, por isso pergunte na sua área de residência para descobrir onde pode afiar as suas facas.

Na Máquina de Lavar Loiça

Lavar facas à mão não é a maneira mais eficaz de gastar o seu tempo, e manusear uma faca de forma segura pode causar problemas quando as está a lavar. Em vez disso, separe as facas afiadas nos cestos dos talheres na sua máquina de lavar loiça, e coloque-as viradas para baixo para evitar acidentes. As suas melhores facas necessitam de estar separadas para que não embatam umas nas outras durante a lavagem. Este efeito pode ser também alcançado ao comprar uma máquina de lavar loiça que tenha um compartimento para facas, que normalmente está na gaveta de cima da máquina. Estas podem lavar as suas facas de forma eficaz, e não irá causar os problemas de as ter todas juntas num único compartimento! Escolher as pastilhas certas para a máquina de lavar loiça também pode ajudar, pois estas podem potenciar o poder de limpeza de uma máquina, e ajudam a manter o brilho. Assim sendo, pondere comprar Detergente para Máquina de Lavar Loiça Finish, que tratará disto tudo, e de mais!