Como Fazer Espaço na sua Cozinha para uma Máquina de Lavar Loiça

Como Fazer Espaco Na Sua Cozinha Para Uma Maquina De Lavar Loica

As cozinhas podem ser divisões apertadas e cheias de coisas que raramente usa - por vezes às custas de coisas que usa.

Taças e pratos lascados que tem vergonha de usar para servir, estão no fundo dos armários, tornando impossível arranjar espaço para objetos mais essenciais como a nova máquina de lavar loiça que a sua cozinha merece.

Mas isso acabou! Siga este simples guia para libertar espaço - e tempo - na cozinha.

A preparação é essencial
Junte todos os produtos de limpeza, uma caixa para caridade, sacos do lixo fortes e um recipiente grande com água quente e sabão. Tire todo o conteúdo dos armários até que tudo o que tem esteja em cima da mesa, no meio da cozinha ou noutra divisão. Desta forma poderá começar do zero...

Ponha tudo em caixas ou livre-se delas
Pratos grandes para servir em festas? A máquina de batidos que só utiliza no verão? O conjunto de fondue de chocolate? Estes irão somente causar confusão na sua cozinha e ocupar-lhe espaço. Coloque-os em caixas de plástico com tampas para os manter limpos e secos e guarde-os noutro local (no sótão ou na garagem talvez) ou dê para caridade objetos que nunca mais vai voltar a utilizar. Se for um aparelho sofisticado e caro pode até mesmo conseguir algum dinheiro com ele ao vendê-lo através de um site de vendas como o eBay. Esse dinheiro adicional pode utilizá-lo depois para comprar algo que sempre quis para a cozinha - uma nova máquina de lavar loiça!

Seja racional
Precisa mesmo de 20 conjuntos de mesa e 50 copos - nenhum dos quais combina? Se não tem a certeza, faça uma separação de teste. Arrume aquilo que achar excessivo e tire da cozinha. Se achar que nunca mais os irá usar, talvez seja melhor dá-los para a caridade ou vendê-los. Conjuntos de chá antigos, cerâmica e talheres antigos podem ser bastante procurados. Tudo o que esteja lascado ou que não queira dar aos convidados, lixo.

Lixo
Colheres de madeira partidas e gordurosas ou latas de biscoitas ferrugentas usadas nas vendas de biscoitos da escola são para esquecer. Livre-se delas. Quaisquer tabuleiros do forno que não use há mais de um ano podem ir também, juntamente com tachos com asas soltas - perigosos - ou frigideiras que já perderam o seu revestimento. Toalhas de chá com buracos podem ser deitadas fora ou serem usadas como panos de limpeza.

Verifique
Veja as datas de validade nos alimentos enlatados e pacotes e seja realista. Se já tem um frasco de pasta de tomate meio usado há mais de um ano, o melhor lugar para ele é o lixo. Limpe tudo e sempre que possível coloque os alimentos em cestos de plástico com etiquetas para que tenha somente que os tirar do armário para ver o que têm. Evita que certas coisas sejam empurradas para o fundo do armário e que sejam esquecidas quando está a arrumar as compras e os cestos são ótimos para poupar espaço, especialmente se derem para empilhar.

Arrumação
Agora que os armários e superfícies estão vazios veja bem onde vai colocar cada coisa. Pense nas fichas elétricas, como usa a sua cozinha e a que zonas vai mais vezes. Crie uma estação de chá e café. Chávenas e canecas, sacos de chá, açúcar e a jarra do café vivem por cima da chaleira que vive não muito longe da gaveta dos talheres e talvez do frigorífico. Se possível, a torradeira deve ficar perto do cesto/armário do pão que, por sua vez, deve ficar perto da tábua de cortar. Armários difíceis de alcançar devem ficar com os objetos que usa menos. Não encha demasiado os armários, mas não coloque pouca coisa em cada para não desperdiçar espaço. Deixar armários vazios mostra que pode remodelar a sua cozinha para instalar uma máquina de lavar loiça. Uma máquina de lavar loiça compacta, para cima da bancada é ótima para poupar espaço medindo somente 440 x 550 x 520mm, enquanto que uma máquina de lavar loiça “slimline”, para debaixo da bancada pode lavar nove conjuntos de mesa mas tem somente 450mm de largura - a largura de um armário normal.


Por isso aqui tem, uma cozinha arrumada com tudo o que precisa incluindo o lava-loiça - mas também algo mais para tratar da lavagem!