Como a sua máquina de lavar loiça lhe poupa muito mais do que dinheiro

Refeições especiais com amigo e família são uma oportunidade de mostrar o vosso afeto uns pelos outros e desfrutarem de boa comida e boa conversa.

Contudo, não há nada como ter que encarar uma pilha de loiça suja depois de todos terem ido embora para tirar a alegria de uma agradável refeição.

Quer seja para uma refeição a meio da semana ou para um elaborado almoço de Domingo, lavar tudo à mão consome o seu tempo precioso, como estudos que revelam que passamos cerca de 4 horas por semana no lava-loiça. Quem é a vez de "lavar a loiça" é também motivo de discórdia familiar - as discussões podem rapidamente tornar-se sérias, acabando os mais calmos por tomarem conta da tarefa só para restabelecer a paz. Deixe uma máquina de lavar loiça dissolver a tensão, assim como a gordura e a sujidade. Estudos de laboratório revelam que são necessários uns meros nove minutos em cada lavagem para encher e descarregar a loiça essencial das refeições da máquina, em comparação com os 60 minutos que são necessários para lavar à mão e secar um carregamento completo, deixando-o com mais tempo para relaxar ou fazer algo mais produtivo.

A opção mais ecológica, mais limpa e mais económica
Usar a sua máquina de lavar loiça significa também menos culpa sobre o impacto ambiental. Uma máquina de lavar loiça usa, em média, 12 litros de água por cada ciclo, usando e aquecendo somente a quantidade que necessita (de fato, o custo geral de energia para um ciclo completo é de 0,19€[1]. Lavar o mesmo número de pratos à mão irá ver 49 litros de água a irem literalmente pelo cano abaixo[2]. Ao usar uma máquina de lavar loiça, terá também loiça mais limpa - elas eliminam facilmente bactérias e partículas de comida mais persistentes, pois lavam normalmente entre 55 e 75°C de temperatura. Em comparação, a torneira de água quente em média é de 50°C.

Mais paz de espírito
Um bónus adicional para as normais casas movimentadas é que ao usarem a máquina de lavar loiça significa que não estarão a lavar loiça no mesmo lavatório que usaram para limpar sapatos com lama, ou onde lavaram o recipiente da comida dos animais de estimação. Alguns do germes que os animais de estimação transportam, como salmonela e estafilococo pode causar infeções nos humanos - lave e desinfete regularmente o recipiente da comida do seu animal de estimação com panos separados, longe do lava-loiça[3].

Considerando todos os aspetos, a sua máquina de lavar loiça tem um papel importante no bem-estar da sua casa, quer seja a salvaguardar a sua saúde e tempo livre, a atuar como o pacificador da família ou a provar as suas credenciais como defensor do ambiente.

Este objeto fundamental da sua cozinha faz muito mais do que lavar perfeitamente a sua loiça!


[1] Finish/Bosch - Dishwasher or Sink: Which Uses More Energy?
[2] Finish/Bosch - Dishwasher or Sink: Which Uses More Energy?
[3] www.dettol.pt/a-sua-família/pregnancy/os-seus-animais-de-estimacao-e-o-seu-bebe-dicas-de-limpeza-para-a-seguranca-do-seu-bebe