Benefícios da Higiene da Máquina de Lavar Loiça

Lavar_loica_na_maquina

Pode ser um pouco assustador porque é onde normalmente prepara a sua comida, mas sabia que a cozinha é a divisão da casa que aloja mais bactérias, incluindo a casa de banho[1]?

Esponjas e panos de cozinha podem tornar-se um terreno fértil para germes

Germes potencialmente nocivos podem perdurar nos seus panos de sozinha, sendo as esponjas a principal origem de germes na sua casa.[1] Estes micróbios desenvolvem-se em ambientes húmidos e quentes, o que significa que a sua esponja é o terreno fértil perfeito.

Panos de cozinha são igualmente responsáveis por criar um terreno fértil para os germes quando usados para secar pratos, mãos e bancadas. Portanto, se está a lavar e secar os seus pratos com objetos que são um potencial alojamento para bactérias, acha que os seus pratos ficam mesmo assim tão limpos?

As temperaturas altas matam os germes

Podem as suas mãos suportar temperaturas de 60°C ou ainda mais quentes?

A água, nas máquinas de lavar loiça, é aquecida a altas temperaturas para ajudar a matar qualquer bactéria persistente, deixando os seus talheres, pratos e copos higienicamente limpos e prontos para serem usados novamente. Na lavagem à mão, não há qualquer garantia que se viu livre dos germes alojados nos seus talheres e loiças.

Se tem uma criança pequena, irá precisar de esterilizar os seus biberões regularmente e um biberão esterilizado pode ocupar um espaço valioso na sua cozinha. Felizmente, assim que a sua máquina de lavar loiça atinge os 60°C, os biberões ficam desinfetados e prontos para usar assim que a lavagem termine. No entanto, é aconselhável que apenas esterilize os biberões desta forma para crianças com mais de 8 meses.

Mesmo em ciclos curtos a sua máquina de lavar loiça atingirá temperaturas maiores que aquelas que as suas mãos suportam numa lavagem à mão, ajudando assim a matar os germes que podem colocar em risco a sua família e crianças.

O que torna uma máquina de lavar loiça tão eficaz?

Resumindo, água quente e detergentes fortes concentrados numa certa quantidade de água (cerca de 10.5 litros por carga[2]) ajudam na desinfeção térmica e limpeza. Quando lava a loiça à mão, o seu foco está dividido entre manter as suas mãos e a lavagem em si. Por exemplo, é necessário usar água quente, mas não demasiado quente que não a possa suportar, e o detergente que usa tem de ser eficaz na lavagem da loiça, mas também suave nas suas mãos.

Quando se tem uma máquina de lavar loiça, a temperatura não é uma preocupação, antes pelo contrário, é o seu maior aliado contra a sujidade e as bactérias que se desenvolvem na sua loiça. Gorduras sólidas colam-se melhor às superfícies que os óleos líquidos que tendem apenas em escorrer, por isso uma temperatura alta que transforme as gorduras sólidas em óleos é essencial para limpar os pratos mais peganhentos e gordurosos.

Produtos de limpeza para máquinas de lavar loiça, tais como a Finish Powerball, contêm uma gama diversificada de químicos, cada qual com a sua função específica, a dificuldade está no trabalharem em simultâneo, como um todo, quando todos têm condições ideais distintas.

Desde o desenho do produto até à forma como a água passa pela máquina, as máquinas de lavar loiça modernas incluem regularmente características que fazem delas uma melhor opção à lavagem à mão[3]. No ambiente fechado que uma máquina de lavar loiça oferece, a Finish Powerball pode colocar mãos à obra para que não precise de perder tempo a esfregar a sua loiça. Coloque-os simplesmente na sua máquina de lavar loiça e deixe que ela e o seu detergente façam o resto por si.

  



[1] http://www.webmd.com/food-recipes/germs-in-kitchen

[2] http://hss.ulb.uni-bonn.de/2011/2588/2588.pdf

[3] https://www.washingtonpost.com/news/energy-environment/wp/2015/05/05/why-you-shouldnt-wash-your-dishes-by-hand/