As Regras da Casa

Regras da Casa

Cada casa tem os seus hábitos. Desde horários de sono a tempos de banhos, algumas famílias ou propriedades partilhadas têm diversas decisões que necessitam fazer uns com os outros. Com tanto em que pensar, muitas pessoas esquecem-se das coisas que tornam a vida de toda a gente mais fácil - como a sua máquina de lavar loiça. Aqui iremos analisar algumas das coisas que lhe podem poupar tempo e energia, assim como stress.

Regra 1 - O Plano para Tirar Loiça

Há sempre alguém em cada casa que faz a maioria das tarefas. Sem uma conversa adequada sobre as tarefas de cada um isto pode levar a alguma frustração, particularmente porque tirar a loiça da máquina de lavar requer que uma pessoa se dobre muitas vezes! Para ajudar a resolver esta situação crie um plano semanal ou mensal de responsabilidades, para que todos participem a tirar a louça da máquina de lavar loiça. Cada um deve colocar a sua própria loiça na máquina, mas se não o fizerem esta pode tornar-se uma regra fácil, de responsabilidade partilhada em casa.

Regra 2 – Estabelecer um Horário de Lavagem

Decidir qual a melhor hora para colocar a máquina de lavar loiça a funcionar pode evitar muitas complicações. Isto irá depender de alguns fatores:

1) Quando é que as pessoas irão usar a loiça?

2) Quem irá pôr a máquina de lavar loiça a trabalhar?

Normalmente a melhor hora para usar a máquina de lavar loiça é durante a noite (ou logo após o jantar), ou depois do pequeno-almoço. Isto porque a maioria das pessoas não estará em casa nestas alturas, mas irão necessitar de usar o que está dentro da máquina de lavar loiça ao pequeno-almoço e ao jantar. Isto pode mudar um pouco aos fins de semana.

Ter um horário também significa que pode decidir quem vai colocar a máquina de lavar loiça a trabalhar e colocar as pastilhas. Para as famílias pode ser uma ajuda se as crianças assumirem esta responsabilidade.

Regra 3 – Arrumação

Alguns podem preferir colocar os pratos maiores na parte de trás da máquina de lavar loiça, outros podem colocar a loiça no local mais conveniente. Alguns podem ainda colocar cada tipo de prato ou de tigela juntos, enquanto outros podem colocar a loiça em linha desde a última que foi posta. É sempre bom discutir onde colocar a loiça, e como pode maximizar a carga ao colocar peças similares juntas. Tigelas e pratos pequenos podem ficar de um lado da máquina, com os pratos maiores do outro lado. Se cada peça tiver o seu lugar colocar e tirar a loiça será muito mais fácil.

Uma última dica rápida, experimente usar a máquina de lavar loiça quando estiver cheia. Independentemente da frequência com que a utiliza, irá obter a lavagem mais eficiente se colocar todos os pratos num só ciclo de lavagem.

Cada prato. Cada vez.
Ame a sua máquina. Dê-lhe Finish.