As Ferramentas do Pasteleiro

Utensilios De Pastelaria

Se não é um pasteleiro experiente, perceber uma receita pode ser algo complicado, e voltar para casa para dar conta de que não tem nenhum dos utensílios necessários pode ser bastante frustrante. Há uma quantidade infindável de aparelhos de tecnologia avançada e de loiças, todos feitos à medida das suas funções, mas em quais é que vale a pena investir?

Neste artigo damos a conhecer algumas ferramentas básicas que vai precisar se quiser começar na pastelaria, para que depois de todo o trabalho complicado e assim que os seus bolos comecem a crescer, possa descansar sabendo que todos os utensílios usados vão sair da sua máquina de lavar loiça lavados e a brilhar!

Papel vegetal

Embora seja um utensílio descartável, é algo que qualquer pasteleiro precisa de ter na sua despensa para garantir que nada fique colado às formas. A última coisa que vai querer é que todo o tempo e trabalho despendido a preparar e a cozinhar acabe colado a um tabuleiro.

Tabuleiro de arrefecimento 

Todos os utensílios desta lista podem ser classificados como essenciais, mas se vai comprar apenas alguns deles, então um tabuleiro de arrefecimento é obrigatório. Estes tabuleiros ajudam a evitar o ensopamento, elevando ligeiramente os produtos acabados de cozinhar de forma a permitir que o ar circule ao longo dos mesmos.

Jarro medidor

Não é possível seguir uma receita à risca se não souber a quantidade de líquidos que precisa de adicionar à sua mistura. É por isso sempre útil ter um jarro medidor à mão uma vez que este é crucial para obter as quantidades exatas do que precisa.

Colheres de medida

Assim como precisa de um jarro medidor para saber a quantidade certa de líquidos, precisa também de se certificar que tem as quantidades de ingredientes secos corretos, para garantir que a mistura não fique nem muito espessa, nem muito liquida.

Tigelas de mistura

Este utensílio pode parecer demasiado óbvio, mas é fundamental para este tipo de cozinha. Vale a pena considerar investir em tigelas que sejam à prova de temperaturas elevadas que sirvam para micro-ondas e banho-maria, caso queira derreter chocolate, por exemplo.

Como pode ser um dos utensílios que mais sujo fica, na cozinha, assim que terminar de o usar, saiba que pode simplesmente colocá-lo na máquina de lavar loiça com Finish Quantum Max. Vai certamente tornar a sua vida muito mais simples no que diz respeito a limpar e arrumar a cozinha.

Espátula

Uma espátula é um utensílio polivalente no que diz respeito ao seu uso na cozinha. Por ser longo, fino e ter cantos arredondados, é bastante útil em situações em que precise por exemplo de raspar tigelas, alizar o recheio de um bolo ou até cortar manteiga.

Quando colocada na máquina de lavar loiça, deve garantir que este não está a bloquear a rotação dos braços aspersores ou pode correr o risco de que toda a loiça fique suja, uma vez que a água fica impossibilitada de circular, e como tal, de lavar.

Espetos

Os espetos de madeira são ótimos para serem usados em churrascos, mas quando se trata de bolos, os espetos de metal são a melhor escolha. Estes podem ajudá-lo a perceber se um bolo já está cozido em todas as partes, incluindo no meio, caso o espeto saia limpo de dentro do mesmo, o seu bolo está pronto para sair do forno.

Peneira

Um utensilio que é extremamente importante ter numa cozinha é uma peneira, usada para tornar algo mais leve e arejado. Um coador de chá em miniatura também pode fazer maravilhas no que diz respeito a decorar e espalhar pós.

Salazar

Ninguém gosta de ver o seu trabalho ser desperdiçado, especialmente no que diz respeito à cozinha. Uma espátula flexível, de preferência de silicone ou plástico, pode ajudar a que nenhuma mistura, ou chocolate derretido, seja deixado para trás.

Batedor de varas 

Nem toda a gente se pode dar ao luxo de ter uma batedeira e, onde as colheres podem ajudar como substitutos para bater uma mistura, um batedor de varas pode ajudar a arejar as suas misturas, tornando-as mais leves e macias onde precisa que elas sejam. Os batedores não são os utensílios mais simples de lavar, por isso, poder simplesmente colocá-los na máquina de lavar loiça vai certamente tornar a sua vida mais simples e dar-lhe a paz de espirito que precisa.

Só porque gosta de cozinhar não significa que também goste de lavar a louça suja. Felizmente, tudo nesta lista (com exceção do papel vegetal, claro) pode ir parar à máquina de lavar – deixando-o apenas com a parte de cozinhar e com a paz de espirito que não tem ao longo das horas que passa agarrado ao lava loiças.

Para as manchas mais difíceis, Finish tem a Powerball que ajuda a lidar com qualquer sujidade de uma mistura de bolo que possa ter feito, evitando assim ter de esfregar tigelas ou espátulas. Pode simplesmente sentar-se e relaxar enquanto Finish faz o trabalho complicado por si.